As regras da Copa do Mundo de Futebol para robôs são baseadas nas regras da Fifa, com algumas adaptações
No País do Futebol, já imaginou assistir a uma partida com a bola rolando nos pés de robôs? A RoboCup, ou Copa do Mundo de Futebol para Robôs reuniu engenheiros de cerca de 40 países para testar os limites do que os robôs são capazes de fazer. O evento ocorre desde 1997 e, esse ano, aconteceu em Istambul, na Turquia, com 1,5 mil robôs se enfrentando em partidas de futebol do dia cinco ao dia 11 de julho.
Em entrevista concedida à BBC, o organizador Cetin Mericli afirmou que o torneio possui tanto robôs humanóides, com pernas e braços, como também robôs com rodinhas. Não é possível prever as intenções do jogador rival, pois os robôs mudam constantemente de posição em campo, disse Cetin.
"O robô percebe o campo de futebol pela câmera, detectando as traves, as linhas de campo, os outros jogadores e a bola. Ele então constrói um modelo a partir do que percebeu e começa a jogar”, destacou um dos vencedores, Thomas Rofer.
Regras
As regras da Copa do Mundo de Futebol para robôs são baseadas nas regras da Fifa, com algumas adaptações pelo fato de os jogadores serem máquinas frágeis. Um robô que empurra demais recebe punições mais severas devido aos danos que podem ser causados.
A ideia da RoboCup é testar a capacidade dessas máquinas para executarem tarefas que os humanos não queiram ou não possam fazer. Segundo a BBC, os organizadores afirmam que, com o tempo, haverá tantos robôs trabalhando que eles serão parte da nossa vida.
Confira o vídeo com uma partida de futebol com robôs

Nenhum comentário:
Postar um comentário